terça-feira, fevereiro 01, 2011

Workshop sobre o Specify 6.0

A ALT-Sociedade de História Natural e a Universidade do Kansas (EUA) organizam em Julho um Workshop que pretende ensinar profissionais que lidam com colecções biológicas e de História Natural sobre a instalação e funcionamento do Software Specify 6.0. O Projecto Specify Software foi desenvolvido pela Universidade do Kansas (Natural History Museum and Biodiversity Institute) e oferece a versão Specify 6.0 com aplicações destinadas para museus, processamento de gestão de dados de herbários e outras colecções biológicas ou de História Natural. Specify 6.0 lida com informações para informatizar amostras, gestão de coleçcões, rastreamento de amostras e operações de gestão de tecidos biológicos, e para a mobilização de dados de ocorrências de espécies para a Internet. Specify 6.0 funciona em computadores Windows, Mac OS X, Linux, é gratuito e de código aberto, com licenciamento.
Specify 6.0 tem uma interface intuitiva com formulários de dados que visam a racionalização de tarefas rotineiras durante a preparação e validação de informações sobre as coleções para a análise da pesquisa. Specify 6.0 tem inúmeras funcionalidades, incluindo suporte robusto para dados biológicos e outras áreas, cadernos de campo, arquivos anexos, GUIDs, locais de armazenamento hierarquizados, uploads de dados através do Workbench Specify e Excel, contratos de depósito, procedimentos de conservação, conteúdos do objeto da coleção, juntamente com numerosas funções adicionais. Specify 6.0 suporta o uso de aparelhos de gravação para diversos tipos de tratamento, tais como georreferenciação com GEOLocate, criação de etiquetas e impressão de relatórios; e importação e exportação de dados. Specify 6.0 opera com todos os acervos institucionais dentro de um único banco de dados para a administração simplificada.


Brevemente serão dados mais detalhes sobre este Workshop...estejam atent@s!
Mais informações ou dúvidas contactar o Departamento de Educação e Formação via email: educacao@alt-shn.org
ou em www.alt-shn.org.


Este curso vem no seguimento da estratégia adoptada pela ALT-Sociedade de História Natural no sentido de utilizar e difundir plataformas Open Source em ciência, tendo já posto em funcionamento o Projecto SIGAP (Sistema de Informação Geográfica Aplicada à Paleontologia) utilizando software SIG de código livre, com excelentes resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário