quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Importante manuscrito náutico quinhentista adquirido pela Biblioteca Nacional

Material é da autoria de João Baptista Lavanha
2011-02-22

Primeiras páginas de “Tábuas do lugar do Sol" e um "Regimento para o marcar da agulha" (Imagens: BNP | Clique para aumentar )
A Biblioteca Nacional adquiriu um manuscrito náutico do século XVI da autoria de João Baptista Lavanha, “uma das figuras centrais da ciência portuguesa e ibérica na transição do século XVI para o XVII”, afirmou a instituição.

O códice, produzido por volta de 1598, inclui as "Tábuas do lugar do Sol", um "Regimento para o marcar da agulha" e, ainda, importantes "Taboas da Largura do Leste ou de Oeste".

Segundo a instituição, todos estes materiais são de relevo e testemunham importantes desenvolvimentos científicos levados a cabo pelos portugueses,embora sejam, sobretudo, as últimas tabelas que conferem grande interesse histórico-científico ao documento.
A Biblioteca Nacional de Portugal possuía já um conjunto de tabelas atribuídas a Lavanha, vindo a descoberta deste novo manuscrito “confirmar a divulgação e o impacto destes novos procedimentos náuticos concebidos pelos cosmógrafos” portugueses.

Os trabalhos de João Baptista Lavanha (1550-1624) encontram-se hoje muito dispersos, por diversas bibliotecas do mundo e em coleccionadores particulares, circunstância que tem dificultado o estudo completo dos seus contributos científicos.
Notícia de Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário