quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Vida e obra de Darwin em exposição na Casa Anderson

A antiga casa de família dos escritores Sophia de Mello Breyner e Ruben A, no Porto, reabre terça-feira, dia 1 de Fevereiro, com a exposição «A Evolução de Darwin», sobre a vida e a obra do naturalista inglês Charles Darwin.

A inauguração da exposição, integrada no programa de comemorações do Centenário da Universidade do Porto, contará com a presença do tetraneto de Charles Darwin, Randal Keynes, que será distinguido com a medalha de Cidadão Honorário do «Porto Cidade da Ciência».
A mostra conta “a épica viagem de Charles Darwin a bordo do HMS Beagle e as principais provas captadas pelo cientista britânico”, explica a Reitoria da Universidade do Porto. Estas provas levaram Darwin a escrever «A Origem das Espécies», obra onde apresenta, pela primeira vez, a Teoria da Evolução, base de toda a Biologia moderna.

Ao longo dos dois pisos da Casa Andresen, “o visitante vai entrar numa longa viagem e compreender o mundo antes de Darwin, conhecer as transformações que o cientista provocou e perceber como surgiram as primeiras teorias com especial enfoque na volta ao mundo que protagonizou”.

Nesse percurso, o público vai poder observar os mais emblemáticos exemplos de adaptação das espécies captadas pelo cientista e retiradas do famoso arquipélago das Galápagos, onde Darwin passou grande parte da viagem.

Patente até 17 de Julho, a exposição é composta por materiais vindos de várias instituições de relevo como o American Museum of Natural History, o Real Jardín Botánico de Madrid, o Musée de Histoire Naturelle de Paris ou o Museu Nacional de História Natural, que contribuem para um espólio que tem como foco central o acervo cedido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
A esta mostra junta-se ainda o vasto legado do Museu de História Natural da Universidade do Porto.

Para dinamizar a exposição, a Universidade do Porto criou um programa educativo dirigido a todas as escolas do ensino básico e secundário e, paralelamente a esta iniciativa, decorrerão semanalmente outras actividades, organizadas para um público de todas as idades, nas quais se incluem workshops, palestras, música, teatro e oficinas práticas.

Além de ficarem a conhecer esta colecção sobre a vida e obra de Charles Darwin, os visitantes terão também a oportunidade de passear pela renovada Casa Andresen, edifício histórico da cidade, onde durante vários anos funcionou o Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências, e o Jardim Botânico.

A inauguração desta exposição comissariada por José Feijó (Fundação Gulbenkian) e Nuno Ferrand (Universidade do Porto) tem lugar às 17h00. Estarão presente os ministros da Educação, Isabel Alçada, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, os presidentes da Câmara do Porto, Rui Rio, e da Fundação Calouste Gulbenkian, Rui Vilar, e do reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos.

Noticia de Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário