quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Estudo realizado na Ásia analisou a comunicação de 400 gibões

Os gibões, uma espécie de primata originária da Ásia, usam sotaques diferentes, tal como os humanos. A revelação foi feita por investigadores que identificaram variações regionais na comunicação destes animais, num artigo publicado na revista “BMC Evolutionary Biology”.

“Cada gibão tem a sua pronúncia, mas tal como nas pessoas, existem semelhanças entre aqueles que são da mesma região”, assinalou o investigador Van Ngoc Thinh, do Centro Alemão de Primatas.

Estes animais utilizam diferentes vocalizações, semelhantes a canções, para comunicarem entre si e demarcar território. Usam uma única frequência, pelo que os gritos são longos e característicos, sendo capazes de alcançar longas distâncias através da densa vegetação das florestas tropicais da China, Camboja e Vietname.
Depois desta descoberta, os cientistas querem aproveitar estas variações para identificar e localizar diferentes espécies de macacos.

Para realizar este estudo, a equipa de especialistas analisou mais de 400 gibões oriundos de 92 grupos dispersos por 24 localidades. Relacionaram os diferentes gritos com cada espécie, a sua localização e a sua variação genética. Os resultados mostraram que cada gibão possui uma maneira ligeiramente diferente de cantar, o que varia de local para local.

De acordo com os investigadores, ser capaz de identificar um gibão pelo seu canto permite um melhor controlo das suas populações, visto que muitas vezes é difícil obter amostras genéticas dos animais e a sua coloração pode variar dentro da mesma espécie.
Notícia de Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário