sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Testes em ratos mostrou que desporto moderado os mantinha jovens

2011-02-23

Uma equipa de investigadores canadianos, da Universidade de McMaster (Ontário), após submeter vários ratos a uma actividade física moderada, verificou que os animais se mantinham surpreendentemente jovens, enquanto os órgãos dos companheiros mais sedentários iam atrofiando.

O exercício físico faz bem à saúde e não é novidade, mas a investigação vem agora reforçar a tese e asseguram que evita o aparecimento de doenças, despeja a mente e aumenta a esperança de vida. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), onde os autores asseguram que os resultados podem ser aplicados em seres humanos.
Para além destes benefícios, praticar desporto, com moderação, pode tirar uns anos de cima, mantem-nos jovens e é mais eficaz do que outro tratamento. Os ratos geneticamente modificados para que tenham um envelhecimento prematuro, apesar de submetidos à alteração, depois serem moderadamente exercitados, mantiveram-se surpreendentemente jovens.

Mark Tarnopolsky e colegas analisaram ratos portadores, por defeito, de um gene envolvido na reparação de mitocôndrias e encarregue de fornecer energia às células – induzindo-os ao envelhecimento prematuro. Quando os animais atingiram os três anos (aproximadamente o equivalente aos 20 anos nos humanos) foram obrigados a realizar exercício físico numa roda, durante 45 minutos, várias vezes por semana, enquanto outro grupo de ratos passava esse tempo na recreação.

Cinco meses depois (equivalente aos 60 anos nos seres humanos), os resultados mostraram, segundo os cientistas, que os ratos pareciam selvagens, eram saudáveis, activos e continuavam mais jovens do que o grupo ao qual pertenciam os sedentários – que apenas se mexiam, já tinham perdido grande parte do pêlo e eram menos férteis.

Os investigadores examinaram cada tecido e órgão dos animais activos, que se revelaram mais saudáveis, tanto o cabelo, como a pele ou o funcionamento dos ovários, testículos, rins, fígado, etc. e com excelente estrutura muscular. Os restantes sofreram transformações – o cérebro encolheu e o coração aumentou.

As mitocôndrias dos ratos que se exercitavam eram igualmente jovens e saudáveis e envelhecidas no outro grupo. A equipa avança que os resultados são aplicáveis em seres humanos e que este é uma forma de tratamento eficaz contra o envelhecimento e que mantem as pessoas saudáveis e livres de doenças.
Notícia de Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário