quarta-feira, janeiro 05, 2011

Simulador vai reproduzir virtualmente tudo o que se passa na Terra

2010-12-29

Um grupo internacional de cientistas está a planear desenvolver um simulador para recriar tudo o que acontece na Terra, desde os padrões do clima global à disseminação de doenças, passando por transacções financeiras internacionais ou mesmo os congestionamentos nas ruas de uma cidade.

Denominado de Living Earth Simulator (LES), o projecto tem como objetivo ampliar o entendimento científico sobre o que acontece no planeta, encapsulando as acções humanas que moldam as sociedades e as forças ambientais que definem o mundo físico.

"A revelação das leis e dos processos ocultos sob as sociedades constitui o grande desafio mais urgente de nosso século", afirmou Dirk Helbing, líder do projecto FuturICT, que pretende criar o simulador.
Segundo o investigador, o LES seria capaz de prever a disseminação de doenças infecciosas, como a gripe suína, descobrir métodos para combater as mudanças climáticas ou mesmo identificar pistas de crises financeiras incipientes.

Para desenvolver este sistema, os cientistas teriam de agregar grandes quantidades de dados relativos a todas as actividades do planeta. Para isso, seriam montados supercomputadores, que ainda estão a ser construídos, capazes de fazer cálculos numa escala colossal.

A maturação da web semântica também é fulcral para o desenvolvimento do LES, pois trará um código de descrição com os próprios dados, permitindo aos computadores entendê-los dentro do seu contexto, mas sem comprometer a privacidade das pessoas.

Embora os equipamentos necessários para o funcionamento do LES ainda nao tenham sido construídos, pelo que serão necessários pelo menos dez anos para a sua concepção, muitos dos dados para alimentá-lo já estão a ser gerados por projectos como, por exemplo, o Planetary Skin, da agência espacial norte-americana. Além disso, já foram identificadas mais de 70 fontes de dados online que poderão ser usadas neste sistema.

Esta vasta panóplia de informação seria transformada em modelos precisos que recriariam o que está a acontecer na Terra em determinado momento, o que só será possível com a intervenção de profissionais de múltiplas áreas, desde a sociologia, à engenharia e computação.

Noticia de Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário