terça-feira, janeiro 25, 2011

Aminoácidos essenciais à vida terrestre em abundância no espaço

Uma nova investigação da NASA descobriu que um grande número de asteróides contém o mesmo tipo de aminoácidos necessário para criar vida na Terra.

Os aminoácidos - constituintes das proteínas, que são a base de estruturas como cabelo ou unhas e aceleram ou regulam reacções químicas -, existem em duas variedades, que são simétricas, tal como as mãos humanas.

Segundo o artigo publicado na revista científica “Meteoritics and Planetary Science”, a vida terrestre resulta exclusivamente da versão “canhota”. Mas como, teoricamente, a vida baseada na versão “destra” dessas moléculas poderia funcionar perfeitamente, os cientistas estão a tentar descobrir porquê que o planeta Terra favoreceu os aminoácidos “canhotos”.
No início de 2009, investigadores do Centro Goddard de Voos Espaciais da NASA relataram um excesso da forma isovaline (“canhota”) de aminoácidos num asteróide rico em carbono. Este facto sugere que a vida baseada nas moléculas “canhotas” tenha começado no espaço, sendo que impactos de meteoritos podem ter fornecido esse material para a Terra.

Na investigação actual, a equipa revelou ter encontrado excesso desta forma de moléculas em muitos mais asteróides ricos em carbono, o que, segundo os investigadores, comprova a descoberta inicial.

Os cientistas encontraram uma grande quantidade desta versão do composto, mais particularmente na água dos meteoritos CM1 e CR1, o que parece ser mais comum do que pensavam anteriormente. Agora, pretendem perceber o que cria essa grande quantidade de aminoácidos “canhotos” nos asteróides.
Share74
Notícia de Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário