domingo, março 06, 2011

Monumentos funerários descobertos nos Açores

5 MARÇO 2011 (CM)

Dezenas de hipogeus (estruturas escavadas na rocha usadas no Mediterrâneo como sepulturas) foram descobertos nas ilhas do Corvo e da Terceira, Açores. Estes monumentos poderão ter dois mil anos, o que poderá indicar a presença de outros povos nas ilhas anterior à dos portugueses..


Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA), Nuno Ribeiro, existem dezenas de hipogeus no Corvo, estando todos à vista. Aparentemente, tratam-se de monumentos muito antigos, situados em zonas onde não houve agricultura.Na Terceira surgiram vários vestígios das estruturas em causa. No entanto, não houve quaisquer trabalhos arqueológicos no local. Há também indicações de que possam existir hipogeus na ilha das Flores.Os monumentos em causa foram encontrados nestes dois locais durante um passeio que o arqueólogo Nuno Ribeiro efectuou em Agosto de 2010.O presidente da APIA admite que as estruturas possam ter mais de dois mil anos, mas salientou que a datação dos mesmos "terá de ser fundamentada e averiguada".O arqueólogo acrescentou a importância destes monumentos, observando que, a comprovar-se a antiguidade dos hipogeus, "é possível que a ocupação das ilhas tenha sido anterior à presença portuguesa".
Notícia de Sábado

1 comentário:

  1. Sepulturas no Corvo e na Terceira não vão reescrever a história

    Açoriano Oriental, Regional | 2011-03-12 12:28

    A história dos Açores não está em risco de ser reescrita, defende o diretor regional de Cultura, para quem as alegadas sepulturas escavadas na rocha encontradas no Corvo e Terceira são mais recentes do que datou um arqueólogo.

    “Não é muito fácil aceitar essas declarações, elas podem ser feitas, mas é preciso prová-las”, afirmou Jorge Bruno, questionando os argumentos do arqueólogo Nuno Ribeiro para defender uma ocupação humana do arquipélago há 2.000 anos.

    O diretor regional de Cultura considerou, em declarações à Lusa, que Nuno Ribeiro levantou “questões muito pertinentes”, mas frisou que é “fundamental uma validação científica rigorosa” daquilo que defende.

    Nuno Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA), defendeu há cerca de uma semana que os hipogeus (estruturas escavadas na rocha usadas no Mediterrâneo como sepulturas) descobertos no Corvo e na Terceira poderão ter 2.000 anos, o que indiciaria uma ocupação anterior à presença portuguesa. Jorge Bruno considerou, no entanto, que “não está em causa” a História dos Açores, porque aquelas estruturas “resultam de uma ocupação humana há seis séculos e não da presença de outros povos há 2.000 anos”.

    “As pessoas que conhecem minimamente aqueles sítios, como conhecem os corvinos e os terceirenses, nunca lhes atribuíram as características e a origem que agora é atribuída por este arqueólogo”, frisou. No caso das estruturas existentes no Corvo, o diretor regional de Cultura recordou que foram estudadas no quadro do inventário do património imóvel dos Açores, salientando que o arqueólogo Rui Sousa Martins considera que as cavidades se destinavam a “guardar artefactos agrícolas de apoio à actividade que ali se desenvolvia”.

    Jorge Bruno frisou que o executivo açoriano “não vai tomar nenhuma iniciativa” para estudar aqueles sítios, por entender que “não se justifica”, mas manifestou abertura para analisar qualquer proposta para a realização de trabalhos arqueológicos que venha a ser apresentada.

    Os hipogeus que originaram esta questão foram encontrados pelo arqueólogo Nuno Ribeiro durante um passeio que realizou em agosto de 2010 no Corvo e na Terceira. “Tudo indica que se trata de monumentos muito antigos”, afirmou o arqueólogo em declarações à Lusa a 5 de março, acrescentando que se trata de “estruturas escavadas na rocha, cuja planta de forma uterina denuncia a sua possível utilização como necrópoles”.

    Nuno Ribeiro admitiu que “possam ter mais de 2.000 anos”, salientando que “este tipo de monumentos tem paralelo no mundo mediterrânico e nas culturas grega e cartaginesa entre os séculos IX e III AC, e eram usados como sepulturas”. Para “averiguar a antiguidade” dos hipogeus encontrados nos Açores, o arqueólogo manifestou a intenção de apresentar até ao final deste mês um projeto para a realização de investigações científicas naqueles locais.

    Os hipogeus encontrados por Nuno Ribeiro no Corvo e na Terceira foram apresentados no início deste mês no Congresso de Arqueologia do Mediterrâneo que decorreu na Sicília, Itália.
    Lusa/AO online

    Notícia em: http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/214309

    ResponderEliminar