quinta-feira, março 03, 2011

Desvendado "segredo" do banho de urina do macaco-capuchinho

Investigadores dizem que é uma táctica para atrair as fêmeas
2011-02-28

Há vários símios que têm por hábito urinar na palma da mão e, de seguida, esfregar a urina em algumas partes do corpo. Este comportamento intrigava os cientistas, que entre outras possibilidades, justificavam-no como uma forma de manter a temperatura do corpo ou uma identificação a partir do cheiro.

Contudo, um novo estudo publicado na "American Journal of Primatology" apresenta outra hipótese, dizendo que os macacos-capuchinho esfregam urina na pele para mostrar às fêmeas que estão disponíveis e atraí-las, visto que os cérebros delas ficam mais activos quando sentem o cheiro de urina de machos sexualmente maduros.

Trata-se de uma descoberta que surpreendeu os investigadores visto que esta espécie, oriunda da América Central e do Sul, não é conhecida por comunicar através do olfacto.
"Como as fêmeas de macacos-capuchinho solicitam mais activamente os machos quando estão férteis, concluímos que o banho de urina dos machos fornece a informação química que precisam a respeito do seu estado sexual ou social", referiu a primatóloga Kimberley Philips, da Trinity University, em San Antonio (EUA).

De acordo com a especialista, a investigação demonstra que, quando solicitados pela fêmea, os adultos do sexo masculino aumentam os banhos de urina.

Neste trabalho, Kimberley Philips e a sua equipa recorreram a scanners de ressonância magnética que registaram a reacção do cérebro das fêmeas e as modificações que sofriam após sentirem o odor da urina dos machos adultos e mais jovens.

Como os machos adultos são sexualmente maduros, eles expelem uma maior concentração de testosterona na sua urina. A concentração desta hormona também está ligada ao status social do animal, na medida em que machos com status mais elevado tendem a produzir mais testosterona.
Notícia de Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário