quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Ateliers pedagógicos

Um dos objectivos do Grupo de Estudos em Evolução Humana, passa pela divulgação científica junto do público em idade escolar. Nesse sentido, desde 2005, que o GEEvH tem vindo a desenvolver um conjunto de ateliers* relacionados com a Evolução Humana, em colaboração com Serviços Educativos de diversos museus e Escolas do Ensino Básico e Secundário. Nos últimos anos, estas iniciativas foram desenvolvidas nos distritos de Braga, Coimbra, Viseu, Lisboa e Leiria, abrangendo cerca 1800 alunos.

Nos passados dias 28 e 29 de Janeiro, o atelier "Fósseis: os avós de todos nós", foi apresentado no Museu Dr. Joaquim Manso a alunos dos 7º e 10º anos do Externato Dom Fuas Roupinho da Nazaré.

 
Imagem cedida por Museu Dr. Joaquim Manso (28.01.2010)

Imagem cedida por Museu Dr. Joaquim Manso (29.01.2010)

No dia 9 de Fevereiro, foi a vez dos alunos do 3º ano do Colégio Bissaya Barreto, receberem o atelier "Colher os frutos do passado: a árvore evolutiva humana".

O propósito destas formações, passa por um lado, por desmistificar alguns conceitos que estão erradamente associados à evolução humana e por outro, tornar acessíveis noções que são frequentemente apresentadas de forma complexa. Nesse sentido, nunca abdicando do rigor e da actualização científica, procura-se promover a aquisição de conteúdos, por meio de uma discussão animada e descontraída. No final das sessões, os conhecimentos adquiridos são postos à prova, com jogos pedagógicos.

*Ateliers pedagógicos promovidos pelo GEEvH:
- A Dança dos Esqueletos;
- Riscos e Rabiscos: a arte na pré-história;
- Fósseis: os avós de todos nós;
- A Grande Família;
- O princípio da Macacada;

Sem comentários:

Enviar um comentário