sexta-feira, outubro 15, 2010

Exposição Corporis Fabrica X

Corporis Fabrica é o nome de um projecto do Departamento de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas que dá a conhecer um pouco do mundo que é a Anatomia. A exposição abrange o público em geral, incidindo nos mais jovens que, enquanto alunos, questionam muitas vezes os mistérios por detrás do corpo humano.


Sem quaisquer fins lucrativos, este projecto tem vindo a crescer ano após ano, cada vez com mais visitantes, sendo que na última edição cerca de 3 000 pessoas visitaram a Corporis Fabrica.


E porque a Anatomia é uma ciência tão abrangente, têm sido feitas colaborações com outras faculdades como a Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL), entre outras... Têm também sido feitas importantes parcerias desde a Academia Militar, ao Museu Nacional de Arqueologia.


Vem descobrir um espaço repleto de ciência e conhecimento, em que a arte abraça a perfeição do corpo humano. Vem descobrir a décima edição da Corporis Fabrica, onde a Anatomia tem outra perspectiva...


Exposição Corporis Fabrica X:

-De 18 a 28 de Outubro, das 9h às 18h

-Na Faculdade de Ciências Médicas da UNL:

-Campo Mártires da Pátria nº 130, 1169-065 Lisboa

-Para maiores de 14 anos

-Entrada livre

As Colaborações da Corporis Fabrica X

Mais uma vez, o Departamento de Física da FCT disponibilizou-se para colaborar com a organização da Corporis Fabrica.

Depois da máquina de embalsamamento exposta na nona edição, este ano contamos com o empréstimo de um aparelho chamadobiopac. Esta máquina, com grandes aplicações nas áreas de investigação e ensino, permite realizar, registar e analisar uma série de parâmetros electrofisiológicos. Entre outras experiências, serão feitas demonstrações de electromiografia (usada para medir a força de contracção e a fadiga muscular) ou electrooculografia (usada para analisar a frequência, direcção, distância e velocidade do movimento dos olhos, e ainda atenção visual análise dos movimentos sacádicos, que são os movimentos que fazemos, por exemplo, ao ler). Para mais informações sobre o biopac, clique aqui.

Além disso, será exposto um trabalho de um professor universitário, representando um projecto que envolve estudos em Ressonância Magnética Funcional do Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal).

É sem dúvida um símbolo da aposta da Corporis Fabrica na demonstração das novas tecnologias.

Pela primeira vez nas dez edições da Corporis Fabrica, contamos este ano com a participação da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). Através desta colaboração, teremos presente um ecógrafo portátil. Com este ecógrafo, e sob a forma de workshop, serão feitas demonstrações de ecografias às articulações do membro superior feitas por técnicos especializados, em datas a definir.

Além disso, os ESTeSL vão também ceder-nos este ano um fantoma de crânio. Um fantoma é um modelo artificial que é especialmente criado para avaliar, analisar e afinar a performance de vários aparelhos de Imagiologia, como por exemplo exames em 2D (radiografia) ou 3D (ultrassom e ressonância magnética).

Sem comentários:

Enviar um comentário