«Callicebus caquetensis» pode estar em perigo de extinção |
A organização Internacional de Conservação já advertiu para o perigo de extinção em que a espécie se encontra devido à perda de habitat. As árvores onde vivem estão a desaparecer devido acção humana. Estima-se que existam apenas 250 exemplares destes macacos
Uma população saudável deveria ter vários milhares de exemplares. Para os animais é muito difícil fugir para outras áreas, já que têm de atravessar a savana ou escalar cercas de arame farpado. Ao contrário de outros macacos, os titis vivem em monogamia, podendo o casal permanecer junto a vida inteira. Por ano, cada casal tem apenas uma cria.
Durante muitos anos não foi possível viajar pelas zonas onde se encontram estes animais, devido à presença de grupos rebeldes. Só há três anos os investigadores puderam alcançar a região, acompanhados por Javier García, estudante nascido naquele local.
Lá encontraram 13 grupos de titi caquetá, que todas as manhãs marcam o seu território com um grito forte e complexo. Esta nova espécie, chamada de Callicebus caquetensis, está descrita na revista «Primate Conservation» por investigadores da Universidade Nacional da Colômbia.
Artigo: Callicebus caquetensis: A New and Critically Endangered Titi Monkey from Southern Caquetá, Colombia
Notícia retirada de Ciência Hoje
Sem comentários:
Enviar um comentário