quarta-feira, agosto 18, 2010

Descoberta de espécie desconhecida de primata na Amazónia

«Callicebus caquetensis» pode estar em perigo de extinção
«Callicebus caquetensis» pode estar em perigo de extinção
Foi descoberta na Amazónia uma espécie de primata até agora desconhecida, pertencente ao género Callicebus (titi, chamados macacos do novo mundo). O animal foi encontrado durante uma expedição no sul da Colômbia (Caquetá, região que dá agora nome ao animal). Tem pêlo cinzento e acastanhado e uma cauda longa.

A organização Internacional de Conservação já advertiu para o perigo de extinção em que a espécie se encontra devido à perda de habitat. As árvores onde vivem estão a desaparecer devido acção humana. Estima-se que existam apenas 250 exemplares destes macacos


Uma população saudável deveria ter vários milhares de exemplares. Para os animais é muito difícil fugir para outras áreas, já que têm de atravessar a savana ou escalar cercas de arame farpado. Ao contrário de outros macacos, os titis vivem em monogamia, podendo o casal permanecer junto a vida inteira. Por ano, cada casal tem apenas uma cria.

Durante muitos anos não foi possível viajar pelas zonas onde se encontram estes animais, devido à presença de grupos rebeldes. Só há três anos os investigadores puderam alcançar a região, acompanhados por Javier García, estudante nascido naquele local.

Lá encontraram 13 grupos de titi caquetá, que todas as manhãs marcam o seu território com um grito forte e complexo. Esta nova espécie, chamada de Callicebus caquetensis, está descrita na revista «Primate Conservation» por investigadores da Universidade Nacional da Colômbia.

Artigo: Callicebus caquetensis: A New and Critically Endangered Titi Monkey from Southern Caquetá, Colombia

Notícia retirada de Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário