segunda-feira, outubro 25, 2010

Monumentos Balneares do Noroeste Peninsular: Da Proto-história à Idade Média. Representação e Musealização

Seminário: Monumentos Balneares do Noroeste Peninsular: Da Proto-história à Idade Média. Representação e Musealização, 11, 12 e 13 de Novembro, na Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão.

O programa e inscrições encontram-se disponíveis em: http://www.vilanovadefamalicao.org/_seminario_monumentos_balneares

sábado, outubro 23, 2010

Vaga em Antropologia Biológica na SUNY Buffalo

A Universidade Estatal de Nova Iorque em Buffalo abriu concurso para preencher uma vaga de docência em Antropologia Biológica. Aqui ficam os detalhes:

State University of New York at Buffalo invites applications for a full time, tenure-track Assistant Professor position in Biological Anthropology, starting Fall 2011, pending final budgetary approval. Responsibilities include teaching an undergraduate introduction to physical anthropology and additional courses at the undergraduate and graduate levels, including courses in their area of specialization. The standard load is two courses per semester, service to the department and University (as needed), an active research program and student advisement. Since Buffalo has a large medical school and an active Graduate Program in Evolution, Ecology and Behavior, research and teaching interests that compliment those strengths would be an advantage. Demonstrated interests in evolutionary processes and human origins as they relate to climate change, disease or bio-behavioral aspects of health will fill department needs. The Department of Anthropology at SUNY Buffalo offers an integrated program of archaeology, cultural and biological anthropology at both undergraduate and graduate levels. The successful candidate should have a background in general anthropology and a strong track record of field or laboratory research, including publications. A completed Ph.D. should be in hand.
Postdoctoral experience is an advantage. Salary and benefits are competitive. SUNY at Buffalo is an Equal Opportunity Employer/Recruiter, and provides reasonable accommodation to known disabilities of applicants and employees. Women and minorities are encouraged to apply. To apply, submit application through bioanthrosearch@buffalo.edu and attach a letter of application giving qualifications, interests and experience, a one page statement of current research activities and of future research plans, a current c.v., and the names and addresses of three referees by November 1, 2010. This e-mail address replaces UBJobs.Buffalo.edu which is not currently functioning. References, when requested, should be sent by email to Biological Anthropology Search Committee, bioanthrosearch@buffalo.edu.

quarta-feira, outubro 20, 2010

Ciclo de Conferências CIAS "Advances in the study of burned bone from forensic and archaeological contexts".


Ciclo de Conferências CIAS
"Advances in the study of burned bone from forensic and archaeological contexts".

Tim Thompson
School of Science&Engineering, University of Teeside, UK.
3 de Novembro, 12h00

terça-feira, outubro 19, 2010

Análises químicas de ossos na interpretação das paleodietas das comunidades humanas

No passado dia 18 de Outubro, pelas 18 horas, teve inicio o Ciclo de Conferências no Museu Nacional de Arqueologia: Arqueologia e Antropologia…. Territórios de fronteira, com a apresentação de Cláudia Umbelino. Ciclo organizado pelo GEEvH - Departamento de Antropologia, Universidade de Coimbra, o NAP - Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia, Departamento de História, Arqueologia e Património, Universidade do Algarve e o Museu Nacional de Arqueologia

Conferência: "Análises químicas de ossos na interpretação das paleodietas das comunidades
humanas: a sua aplicação no Mesolítico final e no Neolítico final/ Calcolítico do território português"

Oradora: Cláudia Umbelino

Resumo:

As análises químicas de ossos humanos, designadamente a análise de oligoelementos e de
isótopos estáveis de carbono e de azoto, permitem retratar as dietas das comunidades
humanas do passado de um modo bastante fidedigno. Constituem métodos de análise directos
que, coadjuvados com dados indirectos, possibilitam a caracterização de uma dieta mais
rica em alimentos de origem terrestre ou marinha, animal ou vegetal. Nesta conferência
será abordada a fundamentação teórica subjacente à aplicação destas duas técnicas,
apresentando como exemplo os resultados obtidos para os indivíduos provenientes dos concheiros mesolíticos de Muge e do Sado e de seis amostras populacionais do Neolítico final/Calcolítico do território português. Foi constatado um acentuado predomínio de alimentos marinhos na dieta das comunidades mesolíticas quando comparada com a das comunidades neolíticas/calcolíticas.

sexta-feira, outubro 15, 2010

IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica - JIA 2011


Após o sucesso indiscutível das edições anteriores em Madrid (2008 e 2009) e Barcelona (2010), as IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica - JIA 2011 terão lugar no Campus Gambelas da Universidade do Algarve, Faro, entre os dias 11 e 14 de Maio de 2011, organizadas pelo Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia (NAP) da Universidade do Algarve.

O JIA é um evento científico realizado por e para jovens investigadores (não doutorados) em Arqueologia. A sua linha estrutural passa sobretudo pela exposição e debate de temas de investigação actuais e amplos, pretendendo, desta forma, fomentar o espírito científico no seio da comunidade de jovens arqueólogos.
Informamos, a todos os interessados, que se encontra aberto, no website www.jia2011.com, o período de submissão de propostas para realização de sessões temáticas (aceitam-se resumos em português, castelhano e inglês). Fazemos notar que os temas propostos devem ser abrangentes, dando-se preferência às novas abordagens em Arqueologia sobre questões teóricas e/ou metodológicas, ou a sessões com vocação para a discussão e renovação das interpretações arqueológicas. Apenas 12 sessões serão apuradas, sendo que se surgirem propostas semelhantes entraremos em contacto com os proponentes para que possam organizar uma sessão em conjunto.
Depois da publicação das sessões eleitas será aberto um período de envio de resumos para comunicações orais e posters, cuja informação detalhada constará numa segunda circular.

Condições de Submissão

  • Coordenadores de sessão não doutorados;
  • Exposição detalhada (resumo) até 500 palavras;
  • Lista de investigadores interessados a participar na sessão, comunicação e contacto.

Datas

  • Submissão de propostas para sessões: até 10 de Dezembro de 2010
  • Publicação das 12 sessões seleccionadas: 20 de Dezembro de 2010
Para mais informações: http://www.jia2011.com/

Exposição Corporis Fabrica X

Corporis Fabrica é o nome de um projecto do Departamento de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas que dá a conhecer um pouco do mundo que é a Anatomia. A exposição abrange o público em geral, incidindo nos mais jovens que, enquanto alunos, questionam muitas vezes os mistérios por detrás do corpo humano.


Sem quaisquer fins lucrativos, este projecto tem vindo a crescer ano após ano, cada vez com mais visitantes, sendo que na última edição cerca de 3 000 pessoas visitaram a Corporis Fabrica.


E porque a Anatomia é uma ciência tão abrangente, têm sido feitas colaborações com outras faculdades como a Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL), entre outras... Têm também sido feitas importantes parcerias desde a Academia Militar, ao Museu Nacional de Arqueologia.


Vem descobrir um espaço repleto de ciência e conhecimento, em que a arte abraça a perfeição do corpo humano. Vem descobrir a décima edição da Corporis Fabrica, onde a Anatomia tem outra perspectiva...


Exposição Corporis Fabrica X:

-De 18 a 28 de Outubro, das 9h às 18h

-Na Faculdade de Ciências Médicas da UNL:

-Campo Mártires da Pátria nº 130, 1169-065 Lisboa

-Para maiores de 14 anos

-Entrada livre

As Colaborações da Corporis Fabrica X

Mais uma vez, o Departamento de Física da FCT disponibilizou-se para colaborar com a organização da Corporis Fabrica.

Depois da máquina de embalsamamento exposta na nona edição, este ano contamos com o empréstimo de um aparelho chamadobiopac. Esta máquina, com grandes aplicações nas áreas de investigação e ensino, permite realizar, registar e analisar uma série de parâmetros electrofisiológicos. Entre outras experiências, serão feitas demonstrações de electromiografia (usada para medir a força de contracção e a fadiga muscular) ou electrooculografia (usada para analisar a frequência, direcção, distância e velocidade do movimento dos olhos, e ainda atenção visual análise dos movimentos sacádicos, que são os movimentos que fazemos, por exemplo, ao ler). Para mais informações sobre o biopac, clique aqui.

Além disso, será exposto um trabalho de um professor universitário, representando um projecto que envolve estudos em Ressonância Magnética Funcional do Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal).

É sem dúvida um símbolo da aposta da Corporis Fabrica na demonstração das novas tecnologias.

Pela primeira vez nas dez edições da Corporis Fabrica, contamos este ano com a participação da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). Através desta colaboração, teremos presente um ecógrafo portátil. Com este ecógrafo, e sob a forma de workshop, serão feitas demonstrações de ecografias às articulações do membro superior feitas por técnicos especializados, em datas a definir.

Além disso, os ESTeSL vão também ceder-nos este ano um fantoma de crânio. Um fantoma é um modelo artificial que é especialmente criado para avaliar, analisar e afinar a performance de vários aparelhos de Imagiologia, como por exemplo exames em 2D (radiografia) ou 3D (ultrassom e ressonância magnética).

Vale do Côa Siega Verde – A Arte da Luz

Extensão do Vale do Côa, a arte rupestre de Siega Verde (Vale do Águeda) foi recentemente classificada pela UNESCO como Património Mundial, declarada de Valor Universal Excepcional.
Esta exposição, que inaugura no dia 15 de Outubro, pelas 18h30 no claustro do Mosteiro dos Jerónimos, pretende divulgar e promover os dois sítios com arte paleolítica de ar livre no interior peninsular e estará patente até ao dia 14 de Novembro.
Pensada para circular em ambiente urbano, é promovida pela Junta de Castilla y León em parceria com o IGESPAR, tendo sido organizada pela APDARC – Arte e Cultura no Douro e Côa, em colaboração com o Parque Arqueológico do Vale do Côa.

quinta-feira, outubro 14, 2010

Mini Curso de Arqueotanatologia e Bioarqueologia‏

miniCAB’10
mini Curso de Arqueotanatologia e Bioarqueologia – 2010:
Arqueotanatologia em Contexto de Salvamento
8º Encontro de Arqueologia do Algarve – A Arqueologia e as outras Ciências
FISSUL, Silves, 23 Outubro de 2010
Miguel Almeida, Maria Teresa Ferreira, Maria João Neves
Dryas / iDryas – GAP Lab

Objectivos:
O mini Curso de Arqueotanatologia e Bioarqueologia visa oferecer aos profissionais e estudantes de Arqueologia e Antropologia um contacto com os princípios da Arqueotanatologia através de um quadro teórico coerente, experiências de projectos pluridisciplinares e uma reflexão partilhada sobre a problemática global do registo arqueográfico osteológico humano.
Inscrições:
No acto de levantamento da documentação do 8º Encontro de Arqueologia do Algarve.
Esclarecimentos através do e-mail: cursos@dryas.pt

Programa:
15h00-16h00:
A recuperação do registo osteoarqueológico em contexto de salvamento: potencial científico vs. condicionamentos metodológicos
Miguel Almeida
16h15-17h30:
Arqueotanatologia: aceder às práticas funerárias através do esqueleto
Maria Teresa Ferreira
17h45-19h00:
O Protocolo Dryas/Styx de recuperação de vestígios osteoarqueológicos
Maria João Neves

segunda-feira, outubro 11, 2010

Curso livre de análise de indústrias líticas‏

13 a 15 de Dezembro de 2010

NAP - Universidade do Algarve

Dia 13.

14:30 – 15:00 horas - Recepção

15:00 – 18:00 horas - Aprovisionamento de matérias-primas (Xavier Terradas)

Dia 14.

9:00-11:00 horas - Tecnologia e tipologia de indústrias paleolíticas e mesolíticas (Nuno Bicho)

11:00-13:00 horas - Tecnologia e tipologia de indústrias neolíticas e calcolíticas (António Carvalho)

13:00-14:00 horas - almoço

14:00-16:00 horas - Tecnologia e tipologia de indústrias macrolíticas (Telmo Pereira)

16:15-18:15 horas - Análise traceológica e funcional (Juan Gibaja)

Dia 15.

9:00-13:00 horas Talhe da Pedra – programa experimental (Antoni Palomo)

13:00-14:30 horas - almoço

14:30-16:30 horas - Talhe da Pedra – programa experimental (Antoni Palomo)

16:30-18:30 horas - Análise paleotecnológica e o método das remontagens (Francisco Almeida)

Pré-inscrição em http//nap-ualg.blogspot.com

A inscrição é paga em cheque (em nome Universidade do Algarve) no valor de 50€.

Mínimo para funcionar – 10 pessoas

Máximo – 20 pessoas.

sexta-feira, outubro 08, 2010

"A tinta, a mariposa e a metástase: a arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro de mama"


No âmbito do Ciclo de Conferências do CIAS realizar-se-á no próximo dia 11 de Outubro de 2010, pelas 17.00, no Departamento de Ciências da Vida (Antropologia - Anfiteatro I), FCTUC, a seguinte conferência (cartaz anexo):

"A tinta, a mariposa e a metástase: a arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro de mama"
Susana de Noronha (Antropóloga), Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra

Entrada Livre.
Entrega de certificado de participação.