terça-feira, junho 22, 2010

A Cultura do Neolítico Final da Estremadura

Um ciclo de palestras e workshops na temática do Neolítico Final promovido pela Associação Leonel Trindade terá lugar entre os dias 17 e 25 de Julho de 2010. Para mais informações, clique na imagem.

quinta-feira, junho 10, 2010

Descoberta do sapato de couro mais antigo


Investigadores liderados pela University College Cork, na Irlanda, encontraram numa caverna na Arménia o que poderá ser o sapato de couro mais antigo do mundo, com a idade estimada em 5.500 anos. Possivelmente este objecto está bem conservado devido à presença de estrume de ovelha. O calçado estava recheado de grama, e os investigadores colocam duas hipóteses: esta servia para conservar o formato do sapato quando não era usado, ou servia para manter os pés aquecidos.

Artigo em: http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0010984

Vídeo do Youtube pelo Dr. Ron Pinhasi da University College Cork: http://www.youtube.com/watch?v=_4n3nPSfD_I

Imagem retirada de: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/06/arqueologos-encontram-sapato-mais-antigo-do-mundo-na-armenia.html

quarta-feira, junho 09, 2010

Possível influência de um clima de temperaturas altas na evolução humana

Muitos dos fósseis hominídeos foram encontrados no leste da África, em regiões que são extremamente quentes e secas. Embora os seres humanos estejam bem adaptados a essas condições, foi inferido que os ambientes do Leste Africano eram mais frios ou mais arborizados durante o Plioceno e Pleistoceno, quando esta região foi palco central da evolução humana. Um novo estudo mostra que a bacia do Turkana, no Quénia, hoje um dos lugares mais quentes da Terra, tem sido continuamente quente durante os últimos 4000 mil anos. A temperatura do solo durante os períodos de formação de carbonato foram tipicamente acima de 30 ° C e, muitas vezes superiores a 35 º C. Se estiverem correctos, esta interpretação tem implicações para a termofisiologia humana e implica uma relação de longa data dos humanos com ambientes marginais.

Resumo retirado de: http://www.pnas.org/content/early/2010/06/07/1001824107.abstract

Artigo:
Benjamin H. Passey, Naomi E. Levin, Thure E. Cerling, Francis H. Brown, and John M. Eiler. High-temperature environments of human evolution in East Africa based on bond ordering in paleosol carbonates. Proceedings of the National Academy of Sciences, 2010

terça-feira, junho 08, 2010

Entrevista a investigadores de Atapuerca

Neste vídeo investigadores de Atapuerca são entrevistados pela CNN.
http://www.youtube.com/watch?v=s6q3b7ozvRI